História

História

SOBREIRA FORMOSA
Sobreira Formosa é uma vila e uma antiga freguesia portuguesa do município de Proença-a-Nova, com 85,01 km² de área e 1 708 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 20,1 hab/km². Encontra-se situada a 11Km da sede de concelho, Proença-a-Nova e a 39Km da capital de distrito Castelo Branco, a segunda cidade mais próxima é Abrantes a aproximadamente 60Km. Pela última Reorganização administrativa do território das freguesias, de acordo com a Lei nº 11-A/2013 de 28 de Janeiro, esta freguesia juntamente com a freguesia de Alvito da Beira passou a constituir a União de freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira com sede em Sobreira Formosa.

O forasteiro surpreende-se ao deparar com Sobreira Formosa, isolada no meio do vale, num amontoado de casas que se tocam e confundem, debruçadas sobre ruas estreitas e sinuosas, igualmente antigas.


A povoação é grande, sem que os traços da evidência de outros tempos se percam. Mesmo quem não conheça o passado histórico da vila nota, de imediato, que a povoação de hoje se distingue e não pode ter deixado de ser um dos principais centros da região.

Foi sede de concelho durante séculos, por mercê de um dos primeiros reis de Portugal. As datas porém perderam-se no tempo e os poucos documentos que a ela se referem, primam pela falta de clareza, originando mais confusões do que certezas. O município foi suprimido em 1855.

A tradição justifica o topónimo Sobreira Formosa com uma lenda, segundo a qual, junto de um Sobreiro, gozando a sua sombra estavam, certo dia, fiando caprichosamente, com as suas mãos delicadas, três bonitas raparigas, risonhas e felizes. Dedicando-se a essa tarefa já ali se encontravam havia algumas horas, quando por ali passou outra pessoa. Fitou-as encantado e, apontando para uma delas, logo disse que ela era formosa. Repetiu-o e, radiantes, elas todas lhe dirigiram palavras carinhosas, continuando, no entanto, à sombra da sobreira. O caso tornou-se conhecido, voltando a pronunciar-se as palavras «formosa» e «sobreira». Tanto isto aconteceu que, olhando a jovem fiandeira e a árvore, a terra que vivia sem nome passou a denominar-se Sobreira Formosa.

ALVITO DA BEIRA
Alvito da Beira é uma antiga freguesia portuguesa do município de Proença-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, com 36,26 km² de área e 362 habitantes. A sua densidade populacional era 10 hab/km².
Pela última Reorganização administrativa do território das freguesias, de acordo com a Lei nº 11-A/2013 de 28 de Janeiro, esta freguesia juntamente com a freguesia de Sobreira Formosa passou a constituir a União de freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira com sede em Sobreira Formosa.

A freguesia é limitada a norte e este pela freguesia de Sarzedas, a sudeste pela de Santo André das Tojeiras, a sul pela de Montes da Senhora e a oeste pela de Sobreira Formosa.

1632

Habitantes

118,66

Área/km2

13,8

Habitantes/km2